quinta-feira, 19 de março de 2015

Motivos para não comprar um Gol zero-quilômetro


Custa caro e entrega pouco pelo que oferece

Nos dias de hoje, quase nenhuma pessoa adquire um carro sem ar-condicionado e direção hidráulica. E a Volkswagen insiste em cobrar mais por estes itens, sendo que praticamente todos os carros em sua categoria já incorporam os confortos no preço final. Um exemplo: o Gol Trendline 1.0 custa R$ 35 mil e traz lavador e limpador traseiro, vidros elétricos na frente e preparação para som, itens que são bastante comuns nos rivais mas que não estão disponíveis no Special. Só que o ar-condicionado custa nada menos que R$ 3080 e a direção hidráulica custa mais 1360. Quer um com quatro portas? Então pague mais R$ 2180. E a conta só fica mais elevada.

Suas vendas estão caindo em 2015

Nos meses de 2014, o Gol se manteve entre os três carros mais vendidos do Brasil, mas começou 2015 bem mais afastado do pódio (na 8ª posição incluindo comerciais leves), o que indica que o brasileiro perdeu o interesse em adquiri-lo em prol de modelos como HB20, Onix, Palio e Uno. Então a Volkswagen deveria ofertar mais descontos para reduzir os estoques do Gol, mas não é isto que se observa nas concessionárias.


Ele está prestes a receber uma renovação

A última vez que o Gol passou por mudanças foi há dois anos e meio, e de lá para cá a liderança de mercado foi perdida. A Volkswagen está preparando uma reestilização, mas pelo que informa a revista Quatro Rodas em sua edição de janeiro de 2015, o interior não será muito modificado. Quem investir nas versões mais caras do Gol vai amargar desvalorização acima do normal quando chegar o modelo reestilizado.

Seu projeto está defasado

Atualmente, vários carros na categoria do Gol estão oferecendo itens atraentes de entretenimento (como central multimídia), de segurança (sistema de fixação de cadeirinhas para crianças, cintos com pré-tensionadores, controles eletrônicos de estabilidade e tração, vários airbags), e nenhum destes itens é oferecido no hatch nem como opcional. Em segurança, no teste do Latin NCAP, tirou medianas 3 estrelas (há outros compactos com 4 e 5 estrelas). Seu espaço interno não é dos mais confortáveis para cinco pessoas, e o acabamento é muito simples. A própria Volkswagen poderia aplicar os novos motores no Gol, mais eficientes: o 1.0 três-cilindros que equipa o up! e o Fox BlueMotion, e o 1.6 16v que inexplicavelmente só está na versão Rallye, de preço salgadíssimo. Por enquanto, é melhor procurar outras opções ao invés do Gol.

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